Com o passar dos anos, os avanços tecnológicos trouxeram diversas facilidades para o dia a dia, assim, desde ações mais complicadas, se tornou possível realizá-las através de alguns cliques. Um grande exemplo disso é a inteligência artificial no mercado financeiro.
Em geral, esse recurso está se tornando cada vez mais comum, devido ao diferencial que ele consegue oferecer, tanto na competitividade quanto comodidade. Como é o caso de "robôs investidores", que podem ser responsáveis por ações até mesmo complexas, como realizar negociações na bolsa.
Com isso em mente, separamos algumas das vantagens do uso da inteligência artificial no mercado financeiro. Por isso, continue conosco até o final e fique por dentro do assunto.
1. Agilidade e praticidade aos clientes
Cada usuário sempre deseja ter comodidade, agilidade e, além de tudo, segurança sempre que realizar alguma movimentação, possuindo através de um valor justo. Assim, muitas organizações financeiras se adaptaram, oferecendo mais tempo e recursos para melhorar sistemas digitais, como o caso do Internet Banking.
Desta forma, é nesse momento que a inteligência artificial atua. Devido o mercado estar em constante procura para oferecer serviço que se encaixe de acordo com a demanda dos novos consumidores, ela influencia para que essa ferramenta se torne ainda mais útil.
Ou seja, a inteligência artificial se torna a resposta para processos mais rápidos, interativos e assertivos.
2. Auxilia na tomada de decisão
Outra vantagem que vale destacar da inteligência artificial é em relação aos investimentos. Com essa ferramenta é possível investir, porém, com mais segurança através dos robôs investidores.
Isso porque, eles possuem características de realizar cálculos e análises assertivas, analisar variações, quais riscos possíveis e vários outros quesitos.
Ainda mais, todo esse processo de investir é realizado utilizando o perfil do investidor. Em geral, esse perfil é feito através de um questionário.
3. Melhorar os processos internos
Como citado no texto, os avanços tecnológicos trouxeram diversas facilidades e com o uso da inteligência artificial, outra ótima vantagem pode ser notada, que é mais eficiência em todos os processos internos da instituição, como, por exemplo, na análise de crédito e no atendimento.
Alguns sistemas possuem até mesmo a possibilidade de aprender com os hábitos de compra de cada consumidor, estabelecendo riscos de crédito, além de também oferecer mais limite para consumo.
4. Mais segurança
Por fim, porém, não menos importante, a inteligência artificial também é vantajosa para a segurança dos usuários. Esses sistemas de automação podem garantir mais integridade aos dados de todos os consumidores.
Alguns exemplos bastante comuns são a detecção de voz, o reconhecimento facial e também o uso da biometria.
Conclusão
Em síntese, o uso de inteligência artificial no mercado financeiro já é uma realidade para muitos, pois, além de facilitar diversos processos, auxilia as instruções a lidar com o grande volume de informações, evitando riscos de fraudes e erros.
Por isso, estar ciente de todas as vantagens que esse recurso pode oferecer, se torna algo fundamental para qualquer instituição. É certo que a Inteligência artificial já é uma realidade no mercado financeiro.
Novidades
Customer Experience: a chave para o sucesso da sua empresa
Novidades
Open Banking: tudo o que você precisa saber
Novidades,Produtos