Nas empresas, manter um bom fluxo de caixa se torna importante para a manutenção e gestão do negócio. O fluxo de caixa entrega de forma concreta como está a saúde financeira da empresa, de forma a facilitar tomadas de decisão.
Não ter um controle do fluxo de caixa pode causar problemas para a empresa, visto que não se terá um monitoramento da entrada e saída de dinheiro. Com ele alinhado ao plano de negócios e otimizado, proporcionará em oportunidades de crescimento para a empresa e manutenção na posição competitiva desta.
Pensando em lhe auxiliar para ter um ótimo fluxo de caixa na sua empresa, fizemos este artigo com 5 dicas importantes com esta finalidade!
Melhorando o fluxo de caixa
Para um fluxo de caixa eficiente, além das dicas que citaremos, é importante incluir na análise questões como contas a receber, contas a pagar e os eventuais custos inesperados que podem ocorrer.Ao estruturar bem estes três pontos juntamente com as dicas a seguir, a capacidade administrativa do fluxo de caixa melhora consideravelmente. Vamos para as dicas.
1. Organize as despesas
Para que as metas financeiras possam ser alcançadas, é preciso listar os custos e despesas de forma organizada, levando em consideração o momento financeiro em que o negócio se encontra.
Após ter todas as despesas listadas, se torna interessante categorizá-las, assim se consegue visualizar quais custos podem ser reduzidos, de modo a priorizar os custos de maior urgência.
2. Pratique o fluxo de caixa projetado
Ao realizar projeções de médio e longo prazo, se torna possível se preparar para eventuais imprevistos e realizar estratégias para mitigar danos financeiros e se manter estável.
Trabalhe o fluxo de caixa com projeções utilizando valores fixos ou estimados em períodos de tempo, assim as próximas etapas que a empresa realizará poderão ser organizadas de melhor forma.
3. Faça o controle de estoque
Gerenciar o estoque corretamente faz parte de uma empresa saudável financeiramente. Um estoque muito baixo dificulta nos lucros, e um estoque alto imobiliza o capital e deixa a empresa estagnada.
Ao realizar um controle de estoque, analisar a maior demanda de produtos e projetar as vendas isto impactará diretamente no fluxo de caixa. Utilizar ferramentas para a gestão empresarial é uma ótima forma de automatizar e agilizar estas tarefas.
4. Possua metas financeiras
Tenha metas financeiras definidas, que sejam ambiciosas e desafiadoras, mas que estejam dentro do alcance da empresa.
Com metas que desafiam o desempenho da empresa, será necessário melhorar o desempenho geral e estabelecer um limite de tempo para que tudo se concretize. Desta forma, mesmo com o grande desafio se norteia qual caminho a empresa deve seguir para obter um crescimento melhor.
5. Tenha capital de giro
Para se manter em tempos de crise, uma empresa precisa de um bom capital de giro para controlar os prejuízos. Caso o capital de giro seja baixo, é importante que o fluxo de caixa seja monitorado e administrado utilizando as dicas anteriores.Com fatores que comprometem o fluxo de caixa como a falta de gestão de estoque, controle financeiro ruim e queda de vendas, um bom capital de giro garante a continuidade da empresa até que tudo se normalize.
Conclusão
Para um bom fluxo de caixa, a gestão é a chave. Projetar possíveis cenários e manter a boa administração da entrada e saída de caixa faz com que seja possível otimizar os processos e garantir a prosperidade financeira do seu negócio.
Novidades
Customer Experience: a chave para o sucesso da sua empresa
Novidades
Open Banking: tudo o que você precisa saber
Novidades,Produtos