O avanço da tecnologia influencia nossas vidas o tempo todo. Hoje, dependemos dela para nos comunicar, fazer compras, buscar entretenimento e, claro, para trabalhar.
Nas empresas, todos os setores podem ser influenciados por ela. Nesse artigo, abordaremos a importância de aliar tecnologia e finanças.
O setor financeiro é bastante promissor quando falamos em aliar tecnologias. Afinal, é um setor bastante complexo, que trabalha com números e prazos, requerendo atenção, organização e esforços contínuos.
Mas e se a tecnologia desse aquela ajudinha para otimizar os processos?
Descubra a importância de aliar tecnologia e finanças
O financeiro das empresas envolve uma série de dados, além de uma série de tarefas. É preciso controlar entradas e saídas do caixa, prazos de contas a pagar, além de conciliar o financeiro com outros setores.
Em tempos nos quais a tecnologia tem modificado também a nossa relação com o trabalho, como pudemos observar com a popularização do trabalho remoto, é extremamente importante aliar a tecnologia às finanças.
A tecnologia pode, portanto, automatizar processos financeiros gerando mais produtividade, permite registrar e acessar dados com muita facilidade, gera gráficos pertinentes para análises, além de ajudar na tomada de decisão.
5 benefícios da tecnologia nas finanças
Existe uma série de ferramentas tecnológicas voltadas para as finanças, desde sistemas completos até soluções mais específicas. Abaixo, listamos os 5 principais benefícios em investir nessa transformação:
1. Diminuição de erros
Registrar e manipular dados financeiros manualmente deixa o trabalho bastante suscetível a erros. Com softwares e outras tecnologias, esse processo praticamente se torna ileso a erros, o que evita problemas como gastos desnecessários ou até mesmo pagamentos duplicados, por exemplo.
2. Economia de recursos
Conforme uma empresa expande suas atividades, é necessário expandir também seu quadro de colaboradores e outros aspectos da empresa. Com as ferramentas e a automatização de processos é possível expandir sua atuação sem precisar contratar mais pessoas. Ou seja, você economiza!
3. Mais segurança para os processos
Lidar com finanças envolve uma série de dados sensíveis. Quando não há estratégias neste sentido, qualquer pessoa da empresa pode acessar esses dados. Com tecnologias específicas para as finanças é possível permitir o acesso apenas às pessoas autorizadas. Outro ponto relevante é não perder os dados, já que com o armazenamento em nuvem, por exemplo, eles passam por um backup automático.
4. Centralização e integração de informações
A tecnologia traz uma economia de tempo por centralizar as informações financeiras em um só lugar, geralmente, em uma só tela. Além disso, os demais setores da empresa também sofrem efeitos positivos, com a integração que torna tudo mais simples.
5. A tecnologia facilita a tomada de decisões
Quanto tempo seu setor financeiro gasta preenchendo planilhas? Ou então, fazendo a gestão de contas a pagar? E quais são os critérios para fazer um investimento no negócio? A tecnologia pode auxiliar nessas tarefas e muito mais, tornando a tomada de decisão mais rápida e bem embasada nos dados da empresa.
Gostou deste conteúdo? Confira também a diferença entre Fintech e Startup.
Novidades
Customer Experience: a chave para o sucesso da sua empresa
Novidades
Open Banking: tudo o que você precisa saber
Novidades,Produtos