Embora atuem no mesmo mercado, uma das principais diferenças entre bancos e fundos é que eles possuem dinâmicas diferentes
Quando se ouve falar em empréstimo, investimento ou grandes montantes de dinheiro, muitas pessoas logo pensam nos grandes bancos comerciais. Dentre outros tantos serviços para seus clientes, eles oferecem alguns fundos de investimento.
Confira as principais diferenças entre bancos e fundos e produtos ofertados por eles aqui:
IOF: uma das principais diferenças entre os fundos de investimentos tradicionais e os bancos comerciais são as taxas praticadas pelas duas instituições. Enquanto, no primeiro grupo, não existe a incidência de Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), o segundo tipo é obrigado a tributar tal taxação. Existem, também, taxas de administração particulares de cada grande banco.Agilidade: por uma série de questões burocráticas, os bancos não possuem a celeridade que fundos de investimento dispõem. Além desse aspecto, há, também, uma série de questões burocráticas que fazem com que as grandes instituições financeiras não consigam acompanhar o ritmo da antecipação de recebíveis quando comparados a outras companhias financeiras.Parceria: a relação entre bancos e clientes costuma ser fria e distante. Embora tal característica também tenha relação com a agilidade dos processos nessas instituições, como mencionado acima, são os fundos de investimento que costumam se tornar mais próximos dos tomadores de crédito. Isso porque, além do adiantamento de recebíveis propriamente dito, os profissionais dessas companhias orientam os tomadores de acordo com sua experiência e percepção do mercado.
O fato de um banco comercial ter mais visibilidade que um fundo de investimento não quer dizer que o investimento em tal instituição seja mais seguro. O risco é avaliado de acordo com a política de investimentos que está explicitada no regulamento de cada tipo de serviço.
Inclusive, o Grupo Sifra já falou de bancos comerciais em algumas outras oportunidades, desde as vantagens dos FIDC em relação a eles.
Novidades
Customer Experience: a chave para o sucesso da sua empresa
Novidades
Open Banking: tudo o que você precisa saber
Novidades,Produtos