Feedback x Feedfoward

Feedback x Feedfoward

19 de jul. de 2022

19 de jul. de 2022

Feedback e feedforward são dois termos inerentes à gestão de pessoas. Ambos são ferramentas que têm como objetivo proporcionar a melhoria contínua do time, porém, de maneiras distintas. A seguir, confira as diferenças entre eles e como aplicá-los.

 

O que é feedback?

Feedback é um termo em inglês que junta as palavras “feed”, que significa “alimentar” e “back”, que significa “de volta”. Pode ser entendido como “retroalimentar”, o que no contexto corporativo corresponde à ação de dar um retorno para alguém sobre algo que a pessoa já fez. O feedback pode ser de um superior hierárquico ou de um colega. Cada vez mais, as empresas estão implementando uma cultura de feedback, para que eles sejam constantes e sistemáticos.

O objetivo do feedback é que os profissionais possam corrigir seus erros ou melhorar a forma como estão realizando suas atividades. Ou então, no caso dos elogios, a ideia é reforçar aquilo que o colaborador tem feito com excelência. Para isso, é importante que ele tenha os seguintes componentes:

- Autenticidade e boa intenção, ou seja, se baseie verdadeiramente em algo que foi observado e tenha o intuito de auxiliar a pessoa que vai recebê-lo a melhorar;

- Especificidade, o que significa que um bom feedback não pode ser genérico. É preciso apontar exatamente qual é o ponto a melhorar ou o que se destacou de maneira positiva;

- Direcionamento para ajudar a pessoa que recebeu o feedback a melhorar da forma esperada;

- Abertura ao diálogo, é importante que o profissional que recebe o feedback possa explicar o porquê agiu de tal maneira, por exemplo. Com uma boa conversa, a construção será consequência!

 

O que é feedforward?

O termo feedforward é menos popular do que o feedback. Nesse caso, o foco não está em algo que passou, mas sim nas competências e habilidades que o colaborador pode desenvolver para o futuro. Por exemplo, um feedback seria: “Fulano, na reunião da última semana você pareceu bastante distraído e usou o celular diversas vezes. Isso pode ser transmitir uma imagem negativa para o cliente”. Enquanto isso, um feedforward seria: “Fulano, você tem uma ótima habilidade de compilar e interpretar dados. Na próxima reunião, foque mais nessa parte para explicar o relatório ao cliente”.

O feedforward basicamente é um olhar direcionado para o futuro! Para que ele seja aplicado, é necessário que os gestores invistam tempo e recursos para conhecer seus colaboradores e saber exatamente quais são as potencialidades que se destacam em cada um.

Essa é uma estratégia muito bem-vinda, porque além de elevar a produtividade da equipe, também pode ajudar a melhorar o ambiente de trabalho. Em geral, profissionais apreciam a chance de aprimorar suas habilidades.

É importante que o feedback e o feedforward caminhem sempre juntos para possibilitar a construção de uma equipe cada vez mais coesa e afinada. Quando uma empresa olha apenas para o passado ou foca exclusivamente no futuro, algo sempre estará faltando para atingir uma performance de excelência. Equilibre as duas estratégias e obtenha os melhores resultados!

 

Construir vínculos que geram valor

Construir vínculos que geram valor

Construir vínculos que geram valor

Converse com um especialista para entender como poddemos acrescentar ao seu negócio

Converse com um especialista para entender como poddemos acrescentar ao seu negócio

Converse com um especialista para entender como poddemos acrescentar ao seu negócio

Expertise para somar.

São Paulo (Matriz)

Sifra S/A
Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 153
3º andar, Itaim - CEP 04543-904


CNPJ 03.729.970/0001-10

Telefones

(11) 3512-3600
(11) 5091-4800

Informações sobre sua cobrança

(11) 5091-4821
0800-001-0015

Atrasou o boleto?



(11) 5091-4804 / 4826
negocie@gruposifra.com.br

Cobrança

cobranca@gruposifra.com.br

LGPD – Lei Geral Proteção aos Dados

lgpd@gruposifra.com.br

COMPLIANCE – Canal de Denúncias

compliance@gruposifra.com.br

Copyright © 2024 Grupo Sifra. Todos os direitos reservados.

#brandingbybolden

Expertise para somar.

São Paulo (Matriz)

Sifra S/A
Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 153
3º andar, Itaim - CEP 04543-904


CNPJ 03.729.970/0001-10

Telefones

(11) 3512-3600
(11) 5091-4800

Informações sobre sua cobrança

(11) 5091-4821
0800-001-0015

Atrasou o boleto?



(11) 5091-4804 / 4826
negocie@gruposifra.com.br

Cobrança

cobranca@gruposifra.com.br

LGPD – Lei Geral Proteção aos Dados

lgpd@gruposifra.com.br

COMPLIANCE – Canal de Denúncias

compliance@gruposifra.com.br

Copyright © 2024 Grupo Sifra. Todos os direitos reservados.

#brandingbybolden

Expertise para somar.

São Paulo (Matriz)

Sifra S/A
Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 153
3º andar, Itaim - CEP 04543-904


CNPJ 03.729.970/0001-10

Telefones

(11) 3512-3600
(11) 5091-4800

Informações sobre sua cobrança

(11) 5091-4821
0800-001-0015

Atrasou o boleto?



(11) 5091-4804 / 4826
negocie@gruposifra.com.br

Cobrança

cobranca@gruposifra.com.br

LGPD – Lei Geral Proteção aos Dados

lgpd@gruposifra.com.br

COMPLIANCE – Canal de Denúncias

compliance@gruposifra.com.br

Copyright © 2024 Grupo Sifra. Todos os direitos reservados.

#brandingbybolden

Expertise para somar.

São Paulo (Matriz)

Sifra S/A
Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 153
3º andar, Itaim - CEP 04543-904


CNPJ 03.729.970/0001-10

Telefones

(11) 3512-3600
(11) 5091-4800

Informações sobre sua cobrança

(11) 5091-4821
0800-001-0015

Atrasou o boleto?



(11) 5091-4804 / 4826
negocie@gruposifra.com.br

Cobrança

cobranca@gruposifra.com.br

LGPD – Lei Geral Proteção aos Dados

lgpd@gruposifra.com.br

COMPLIANCE – Canal de Denúncias

compliance@gruposifra.com.br

Copyright © 2024 Grupo Sifra. Todos os direitos reservados.

#brandingbybolden