Sem dúvida, o empreendedorismo é um sonho para muitas pessoas. Afinal, ter a sua própria marca é um privilégio que poucos conseguem ter.
No entanto, conduzir uma empresa no mercado não é fácil, visando as obrigações que devemos ter não somente com colaboradores e clientes, mas como também com a gestão financeira, com governos fiscais, entre outros.
E nesse quesito, podemos perceber a devida importância do DRE, que mostra, de forma detalhada, questões financeiras que giram em torno da marca. No entanto, muitos empreendedores se esquecem desse documento, ou não entendem a sua real importância.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo o nosso post e entenda o conceito e a importância desse tipo de documento para a sua empresa.
Afinal, o que é o DRE?
Sigla para Demonstração do Resultado de Exercício, o DRE é, na verdade, um documento extremamente importante, tanto para a contabilidade, quanto para a própria empresa, no geral.
Isso porque, de maneira prática, esse documento fornece ao empreendedor e ao contador uma visão mais ampla e estruturada acerca dos indicadores financeiros principais da marca, buscando avaliar e entender os resultados de maneira transparente e otimizada.
Ou seja, se houve lucro, se houve prejuízos e o que mais for importante para as estatísticas de competitividade do negócio no mercado. Em outras palavras, através do DRE, conseguimos buscar resultados mais líquidos da empresa em um período de tempo determinado.
Esses resultados são obtidos com base na confrontação de inúmeros dados financeiros da empresa, tais como despesas, custos, receitas etc., variando de acordo com o próprio regime de competência em que a marca se enquadra.
Qual é a importância da DRE?
Até o momento, podemos perceber que o DRE trata-se de um tipo de relatório. Mas afinal, por que ele é tão importante assim para a competitividade de um negócio? Mesmo que muitos empreendedores entendam o conceito da DRE, não buscam se aprofundar nesse processo tão importante.
De maneira geral, empreendedores tendem a realizar demonstrações contábeis de qualquer maneira, não obtendo os resultados reais da marca, e dessa forma, não tendo as informações necessárias para elaborar estratégias de crescimento no mercado, ou quais recursos otimizar no ambiente interno.
Portanto, podemos presumir que o papel mais visível e crucial na Demonstração do Resultado do Exercício é, justamente, realizar um detalhamento ainda maior em relação aos resultados líquidos da empresa sob um determinado exercício. Diferente do que muitos empreendedores pensam, a DRE é bastante simples de ser elaborada.
Além disso, não podemos deixar de mencionar que o DRE tem relação com o governo. Por lei, toda marca deve realizar o compartilhamento desse documento com a Receita Federal, que posteriormente, irá analisar se os cálculos feitos pela empresa foram realizados da maneira correta.
Além disso, a DRE tende a impactar a declaração do IRPF de sócios de uma empresa, quando houver. Isso porque a Receita Federal tende a confrontar os valores de lucros que foram declarados nele também com os dados da DRE.
Gostou deste artigo? O DRE é um documento importantíssimo para a atuação de uma empresa no mercado de maneira sólida e, sobretudo, legal. Por isso, atente-se aos processos pertinentes a esse documento e realize-o da maneira correta.
Novidades
Customer Experience: a chave para o sucesso da sua empresa
Novidades
Open Banking: tudo o que você precisa saber
Novidades,Produtos