O feedback é algo extremamente valioso para qualquer empresa. Tanto dar feedbacks aos colaboradores, como receber é importante para que a cultura organizacional da empresa se mantenha equilibrada e, com isso, o negócio consiga atingir os seus objetivos. Contudo, essa tarefa pode ser desafiadora. Por isso, selecionamos as melhores técnicas para feedback.
São técnicas que ensinam como dar e receber feedback, para evoluir os processos da sua empresa e conquistar ainda mais a confiança do seu quadro de funcionários. Continue a leitura e saiba mais!
Qual a importância de dar e receber feedback?
O feedback é um importante processo que ocorre no setor de RH das empresas. Ele é dado aos colaboradores pelos diretores, coordenadores ou líderes de equipe. É um importante processo voltado para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada membro da equipe.
O inverso, por outro lado, funciona como um importante termômetro sobre como anda o ambiente interno da empresa. Constantemente líderes, gestores e coordenadores devem saber como estão as condições de trabalho e alinhar as expectativas da empresa com a dos colaboradores.
Os dois movimentos criam uma sinergia entre a empresa e seu capital humano, promovendo melhorias para ambas as partes. Vale ressaltar que tanto feedbacks positivos quanto os negativos são valiosos. Os positivos sinalizam os colaboradores e a empresa de que os esforços renderam bons frutos.
Já os negativos, trazem a oportunidade de alinhamento entre o que há no momento presente e o que se espera, podendo, portanto, traçar alternativas para os problemas relatados por ambas as partes, colaborando com o desenvolvimento.
Técnicas para dar feedback
Dar feedbacks significa, geralmente, apontar algo que precisa ser melhorado. Ainda assim, lembre-se que os feedbacks positivos também são importantes e mantém o colaborador motivado. Agora, veja algumas técnicas para dar feedback corretamente:
Tenha clareza
Não faça rodeios. Tenha clareza e firmeza para dizer o que precisa ser dito, mas diga de forma gentil. Ter clareza na comunicação é a garantia de que a mensagem será captada corretamente e que assim o colaborador aperfeiçoe seu trabalho.
Apresente dicas de como mudar
Não basta só apontar o que está errado. É preciso dar dicas práticas de como melhorar. Indique ferramentas de trabalho, métodos ou o que precisa ser feito para substituir o que não traz resultado. Assim, o colaborador se mantém motivado.
Segurança emocional
Momentos de raiva, frustração, tristeza ou descontrole não são momentos para dar um feedback. O ideal é anotar o que houve de errado e esperar um momento oportuno para conversar.
Técnicas para receber feedback
Quando a liderança está na posição oposta e precisa receber um feedback, também há boas maneiras de fazer a diferença. Confira:
Saiba ouvir
No primeiro momento, esteja presente e ouça o que o colaborador tem a dizer. Lembre-se que esse feedback é necessário para o crescimento da empresa.
Anote tudo para colocar em prática
Mais do que ouvir, anote tudo o que precisa ser colocado em prática. Mostre ao colaborador que ele pode trazer sugestões e que a aplicabilidade delas será testada. Se for o caso, sugira mudanças também.
Jamais leve para o pessoal
Um feedback, por mais negativo que seja, jamais deve ser levado para o pessoal. Se algo pessoal foi dito, informe e pondere de forma cordial, fazendo o papel de uma liderança.
Agradeça pelo feedback
Por fim, agradeça ao colaborador pelo feedback. O agradecimento mostra que a empresa está disposta a melhorar e se importa com o capital humano, deixando as portas abertas para sugestões ou críticas.
Novidades
Customer Experience: a chave para o sucesso da sua empresa
Novidades
Open Banking: tudo o que você precisa saber
Novidades,Produtos