Nesse conteúdo, explicamos tudo sobre a ANFIDC e como funciona sua atuação no mercado brasileiro de Fundos Multicedentes e Multissacados.
Boa leitura!
O que é a ANFIDC?
A sigla ANFIDC significa “Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios Multicedentes e Multissacados”. Essa associação foi criada no Brasil em 2009 para representar Fundos Multicedentes e Multissacados, podendo assim denotar a sua relevância no mercado e estimular essa atividade econômica, possibilitando acesso a crédito direcionado às indústrias e comércios.Em 2019, a ANFIC já possuía 116 associados, o que representava 72% do PL total do mercado, ultrapassando 14 bilhões, viabilizando assim crédito para que essas empresas possam investir mais para crescerem.Ao mesmo tempo, essa associação ajuda na divulgação dos FIDC, gerando visibilidade para que investidores qualificados, além de atuar também realizando orientações sobre normas que facilitem a transparência e a boa governança entre os órgãos e os agentes e reguladores do mercado.Como tem essa visão em contribuir para o mercado, ajudando o setor mais eficaz e apropriada possível, também desenvolve estudos e análises sobre o setor da indústria.Ainda, a ANFIC possui projetos e serviços focados em seus associados, contribuindo com apoio a causas comuns. Os serviços oferecidos são amplos, como assessoria jurídica, auditorias, parceria com empresas de rating, monitoramentos, conhecimento sobre educação corporativa, dentre outros.
O que são os FIDC?
Os FIDC são “Fundos de Investimento em Direitos Creditórios”, que são fundos para investimento que possuem foco baseado em aplicações de títulos com crédito de contas a receber de diferentes empresas.
Como empresas geralmente possuem muitas contas a receber e grande parte das vezes tem um longo prazo para vencimento, isso resulta em muito tempo para o dinheiro entrar em caixa.
Aqui, os FIDC funcionam como uma maneira de adiantar essas contas. Assim, as empresas conseguem ter dinheiro em caixa em um prazo muito menor e os investidores dos FIDC são então remunerados com um rendimento pré-determinado quando aderem ao Fundo.
Atuação da ANFIDC
A ANFIDC, como explicado, permite que os FIDC tenham mais visibilidade e proveem os meios para o desenvolvimento desse segmento, impactando diretamente nos níveis de desenvolvimento e na modernização da indústria.Isso acaba por incentivar a transparência e o compartilhamento de dados de qualidade, o que reforça a ética, melhora os níveis de confiança do mercado nos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, resultando também em mais segurança para os investidores.
Segundo o próprio site dessa associação, a ANFIDC se propõe a:
Reforçar as prioridades do mercado dos FIDC e dos profissionais do segmento;
Reforçar também a importância dos FIDC e incentivar sua atividade;
Consolidar o setor ao contribuir para um ambiente confiável e cooperativo;
Oferecer assessorias no setor para gerar operações mais seguras, transparentes e com gestão da qualidade aprimorada;
Garantir que as práticas sejam desenvolvidas com excelência e credibilidade.
Com esses objetivos de atuação, a ANFIDC criou medidas que conduzem seu Manual de Melhores Práticas, com fundamentos inspirados nas orientações normativas da CVM(Comissão de Valores Mobiliários) e da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).Todas as ações da Associação são guiadas para desenvolver o segmento e integrar valores fundamentais para o sucesso e o total comprometimento ético com o mercado.
Novidades
Customer Experience: a chave para o sucesso da sua empresa
Novidades
Open Banking: tudo o que você precisa saber
Novidades,Produtos